A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI destinadas ao tratamento da Covid-19 em Belo Horizonte continua no nível vermelho de alerta nesta terça-feira (1º). O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da capital aponta que o índice de leitos utilizados para pacientes que precisam de tratamento intensivo está em 88,4%. Já nas enfermarias, 84,8% das vagas estão ocupadas.
A taxas ocupação desses espaços estão juntas no vermelho desde o dia 12 de janeiro (enfermaria já havia alcançado esse nível no dia 7). Só neste mês, a PBH abriu 552 leitos de UTI e enfermaria para acompanhar o crescimento de casos em virtude do avanço da variante Ômicron na capital.
O levantamento também mostra que a taxa de transmissão do novo coronavírus está estável em 1,10. O índice RT aponta que a cada 100 pessoas infectadas, outras 110 podem contrair a doença. O ideal é que este valor seja menor do que 1.
Infecção e vacinação
De acordo com os dados da PBH, até o momento, foram confirmados 316.247 casos de Covid-19 na capital mineira, sendo 4.799 em acompanhamento e 7.177 óbitos em decorrência da doença.
Em relação à imunização de pessoas com 12 anos ou mais, em BH, 94,3% já receberam a segunda dose ou dose única (Janssen). O reforço foi dado a 35,3% desse público.