Programa Educacional

Oito em cada 10 policiais militares em formação em Patos de Minas foram alunos do Proerd

Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/05/2022 às 19:59.
Atualizado em 17/05/2022 às 21:03
Maioria dos policiais em formação cursou o Proerd (Polícia Militar / Divulgação)

Maioria dos policiais em formação cursou o Proerd (Polícia Militar / Divulgação)

Criado com objetivo de combater o uso de entorpecentes e a violência entre jovens, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) fez parte da vida da maioria dos policiais militares em formação para a 10ª Região da Polícia Militar (PM), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

Dos 28 policiais que estão no Curso de de Formação de Soldados (CFSd), 22 deles (78,5%) foram alunos do Proerd. Após a conclusão do curso, eles serão lotados em municípios pertencentes à 10ª Região da PM. Conforme a corporação, "há registros também de policiais militares que participaram do programa em Goiás e no Distrito Federal".

Segundo o tenente Magalhães, instrutor do Curso de Formação de Soldados (CFSd), o Proerd "é um esforço cooperativo entre família, escola e a própria Polícia Militar". "O programa é aplicado em uma fase muito importante das crianças, que é quando estão no processo de formação pessoal", diz.

"Elas (crianças) precisam de uma referência. É uma época em que passam por maior inserção social, em que aumentam a interação com as demais pessoas da sociedade", completa o militar.

Ainda conforme Magalhães, "vários policiais que estão em formação afirmaram que têm vontade de, futuramente, fazer curso para se tornarem instrutores do Proerd".

Proerd
O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, baseado no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles (EUA), em 1983, e presente em mais de 58 países.

O programa é desenvolvido em parceria com as redes estadual, municipal e particular de ensino. São aplicadas lições às crianças e adolescentes que cursam o Ensino Infantil, quinto e sétimo anos, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.

As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por manuais específicos, ensinam como reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por