
Minas Gerais já enfrenta a quarta onda de calor, que teve início nesta quinta-feira (14) com previsão de temperaturas 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para 833 municípios mineiros.
Após dias marcados por chuvarada, o tempo deve firmar em Belo Horizonte e região metropolitana, que estão na faixa de alerta. Na capital, a máxima esperada nesta quinta-feira (14) é de 33ºC, mais "amena" se comparada às registradas na onda de calor de setembro, que passou de 38°C.
A Defesa Civil da capital emitiu alerta, válido até as 18h do próximo domingo (18), informando sobre a atuação de uma massa de ar seco e quente que vai elevar temperaturas para acima da média, que é 28,2 °C.
Não há previsão de chuva até a próxima quarta (20). Segundo o meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, a frente fria sob a região está se dissipando e vai dar espaço ao calorão.
Veja as temperaturas máximas previstas em BH nos próximos dias:
- Quinta-feira (14): 33°C
- Sexta-feira (15): 33°C
- Sábado (16): 33°C
- Domingo (17): 33°C
O meteorologista chama atenção ainda para temperaturas mais elevadas no Triângulo Mineiro. “Até a próxima segunda-feira (18), os termômetros da região podem atingir até 39°C”, explica.
Recomendações da Defesa Civil
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h;
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar;
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados;
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas;
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.