
A partir desta sexta-feira (18) o uso de máscaras voltará a ser obrigatório o nos ônibus da capital. A determinação foi anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quinta (17), em face do aumento do número de casos de Covid-19 na capital.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que irá cumprir a medida, como forma de enfrentamento à Covid-19.
Inicialmente, o decreto terá validade por 15 dias. Ainda não se sabe se a pessoa que se recusar a usar máscara no ônibus poderá ser retirada do coletivo. A PBH informou, em nota, que todas as informações serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) nessa sexta-feira.
Uma recomendação para os passageiros, de acordo com o SETRA, é a utilização do cartão BHBUS para o pagamento das tarifas, pois ele evita o contato com outras pessoas e a manipulação de notas e moedas, eliminando, assim, mais um agente de risco no contágio e propagação do vírus.
A PBH também recomendou o uso da proteção em escolas do município e nas particulares. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), até o momento as escolas particulares não aderiram à recomendação. Eles ainda irão discutir a questão com diretores das escolas para avaliar o retorno ou não do uso de máscaras.