
Quatro pessoas foram presas e um adolescente apreendido durante uma ação contra o tráfico de drogas no Triângulo Mineiro, na quinta-feira (31). Além de armas, munições e entorpecentes, os agentes encontraram uma plantação com cerca de 4 mil pés de maconha, cultivada com técnicas que aumentam a concentração de tetrahidrocanabinol (THC).
O THC é o principal composto psicoativo encontrado na maconha. Ele é responsável pelos efeitos de euforia e alterações na percepção associados ao uso da maconha, mas também possui potenciais usos medicinais.
O esquema funcionava em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, em Cascalho Rico. O espaço contava com irrigação, iluminação artificial e estrutura para secagem e preparação da droga. No local, também foram apreendidos 15 quilos de flores in natura da maconha.
Segundo os investigados - um casal e o filho -, a variedade da planta era considerada “gourmet” devido ao alto teor de THC, o que elevava seu valor comercial.
Em Uberlândia, duas mulheres foram presas com três armas de fogo e 576 munições. A ação fez parte da Operação THC, conduzida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que apura a atuação de uma organização criminosa especializada no cultivo e comercialização da droga.
Os adultos vão responder por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e organização criminosa. O adolescente foi encaminhado ao Juizado da Infância e da Juventude de Araguari.
Leia mais: