Valadares

Operação da PF em Minas busca brasileiro que sumiu no México

Investigações tiveram início após um mineiro desaparecer em setembro do ano passado, na cidade de Palenque

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/03/2024 às 10:49.

A Polícia Federal (PF) desencadeou, nesta quinta-feira (7), uma operação para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em Governador Valadares, na região do Rio Doce, em combate à migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.

Conforme a PF, as investigações tiveram início após parentes de um mineiro procurarem a corporação para comunicar o desaparecimento dele, no México, em setembro do ano passado, nas proximidades da cidade de Palenque, estado de Chiapas.

Ainda conforme a PF, na época, o desaparecido teve um surto psicótico e perdeu contato com a família e, a partir disso, parentes dele foram vítimas de tentativas de golpes que envolviam supostas localizações dele e informações falsas sobre a integridade física do brasileiro.

Acionadas, as autoridades estrangeiras emitiram comunicado de difusão amarela junto à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol, na sigla do inglês), a fim de localizá-lo – o que ainda não ocorreu.

"Os mandados de busca e apreensão visam coletar indícios e provas que vinculem os responsáveis no Brasil pela viagem mal sucedida e que possam revelar o atual paradeiro do desaparecido", informou a PF em nota.

A pena para quem promove a migração ilegal varia de 2 a 5 anos de reclusão e multa. A PF alerta ainda para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por