Operação da PF mira comércio de produtos químicos em Minas
Durante a ação, dezenas de empresas previamente selecionadas foram fiscalizadas com o intuito de verificar a regularidade no armazenamento, manuseio e destinação dos produtos químicos
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta semana, do dia 19 a 23 de maio, a operação Higeia, que mobilizou todo o efetivo policial especializado na fiscalização de produtos químicos em Minas. Conforme a PF, o objetivo da ação é reforçar o controle sobre o uso e manuseio dessas substâncias no estado.
"A operação teve como foco principal a fiscalização de dezenas de empresas previamente selecionadas que operam com produtos químicos controlados. Durante as vistorias, foi verificado a regularidade no armazenamento, manuseio e destinação dessas substâncias, seguindo as diretrizes da Divisão de Controle de Produtos Químicos (DCPQ)", informou a PF.
"A padronização dos procedimentos de fiscalização permite maior eficácia na geração de Informações de Polícia Judiciária, contribuindo para futuras investigações criminais, quando necessário", detalhou.
Além do caráter repressivo, a operação também busca ser educativa. "A PF ressalta a importância de esclarecer à sociedade sobre o controle exercido pela corporação sobre produtos químicos no país. Embora essenciais para diversas indústrias e setores lícitos, essas substâncias podem apresentar riscos significativos se desviadas para atividades criminosas", enfatizou.
(PF/Divulgação)
(PF/Divulgação)
(PF/Divulgação)
(PF/Divulgação)
(PF/Divulgação)
(PF/Divulgação)
(PF/Divulgação)
(PF/Divulgação)