Operação de combate à violência contra mulher termina com 47 presos em Minas
Ao todo, foram cumpridos mais de 130 mandados e foram realizadas 600 visitas na casa de mulheres que possuem medidas protetivas
Uma operação da Polícia Civil (PC), focada em combater casos de violência doméstica, terminou com 47 presos em Minas nesta sexta-feira (1°). Foram cumpridos 88 mandados de busca e apreensão na casa de suspeitos, além da realização de quase 600 visitas preventivas na residência de mulheres com medidas protetivas.
A polícia não deu detalhes sobre as prisões, mas afirmou que ocorreram em diversas cidades. Mais de 600 agentes e 200 viaturas policiais foram mobilizadas para a ação.
A operação marcou o início da campanha Agosto Lilás - dedicado ao combate a violência contra a mulher. Ao longo do mês, a PC planeja diversas ações educativas de conscientização e prevenção aos crimes.
Número de feminicídios cai, mas já passa de 75 em apenas seis meses
Segundo a chefe da Polícia Civil, delegada Letícia Gamboge, o número de feminicídios no primeiro semestre de 2025 caiu 9,6%, em comparação ao mesmo período de 2024. De janeiro a junho deste ano, foram registrados 75 casos, contra 83 nos mesmos seis meses do ano passado.
A delegada reforçou a importância das mulheres denunciarem os casos de violência doméstica. “As vítimas podem fazer o registro das denúncias tanto na delegacia virtual, nas Delegacias da Mulher ou em qualquer delegacia da Polícia Civil. Precisamos que não haja tolerância por parte da mulher vítima porque as Forças de Segurança não vão tolerar crimes contra as mulheres e nós precisamos de receber o registro das ocorrências para atuar”.
Leia mais: