
O Ibama realiza, desde segunda-feira (22), uma operação de fiscalização em criadores amadores de pássaros em todo território mineiro. Até esta quinta (25), a "Operação Falsários II” já emitiu 22 autos de infração, uma notificação e mais de R$ 75 mil em multas.
Ao menos 90 pássaros foram apreendidos (retidos com o criador), 68 recolhidos pelo Ibama e dois soltos na natureza. Ao todo, 20 criadores foram embargados, nas seguintes cidades:
- Cambuquira
- Campanha
- Carmo de Minas
- Dom Viçoso
- Itajubá
- Olímpio Noronha
- Itanhandu
- Passa Quatro
- São Lourenço
- Três Corações
- São João do Alegre
- Juiz de Fora
- Ponte Nova
- Santa Cruz do Escalvado
- Jequeri
- Eugenópolis
- Patrocínio do Muriaé
- Muriaé
- Miraí
- Santa Bárbara do Tugurio
- Barbacena
- Barroso
- Carangola
- Faria Lemos
- Divino
- São Francisco do Glória
De acordo com o Ibama, o objetivo da operação é fiscalizar os criadores amadores de pássaros suspeitos de fraude no uso de anilhas – instrumento de identificação das aves. A declaração falsa de nascimento no sistema de registro possibilita o “esquentamento” de animal capturado da natureza com o anilhamento por anel de identificação falso, possuindo a mesma descrição daquele ainda em posse do instituto.
A operação tem apoio do Instituto Estadual de Florestas, do Instituto Federal Sul de Minas – campus de Carmo de Minas e a Polícia Militar de Meio Ambiente de Muriaé.