Após semanas de calor intenso - na última sexta (17) a máxima chegou a 34°C e em 7 de outubro foi registrado o dia mais quente do ano, com 35,5°C -, Belo Horizonte está sob alerta de frio. Baixas temperaturas podem ser registradas nas primeiras horas da manhã, com mínimas abaixo de 10°C. A mudança no tempo se deve a uma massa de ar polar que atua no país.
Um alerta, emitido pela Defesa Civil, é válido até a próxima sexta (24). Segundo o órgão municipal, nesta terça (21) o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A mínima prevista é de 9°C, e a máxima de 25°C. Já a umidade relativa do ar fica em torno de 30%, à tarde.
Em meio à previsão de frio, a Defesa Civil faz recomendações à população. Veja:
- Hidrate-se;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Realize atividades físicas utilizando agasalho;
- Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
- Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Quer receber alerta de frio intenso em BH?
Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia mais: