Projeto Minas Bar vai funcionar na Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa
Projeto Minas Bar vai apresentar as delícias mineiras durante as Olimpíadas em Paris (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)
Comer pão de queijo com a Torre Eiffel ao fundo. Experiência que será possível ser vivida por quem visitar o Minas Bar, espaço que vai oferecer delícias da culinária do Estado durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris. Destaques da cultura e do turismo também estarão nesta "vitrine" mineira.
O Minas Bar vai proporcionar uma experiência gastronômica memorável e afetiva a todos que passarem diariamente pela estrutura Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa.
De 26 de julho a 11 de agosto, quem passar pelo espaço que representa o estado nas Olimpíadas poderá provar ingredientes e produtos típicos – como queijos de diferentes regiões mineiras, milho, porco, frango, mandioca, café, torresmo, pão de queijo, fubá cremoso, bomba de goiabada, entre outros pratos. O ponto turístico da França vai reunir torcedores, atletas, autoridades, imprensa e outros visitantes em um grande e verdadeiro hub turístico, pensado justamente para a promoção da cultura e da integração entre diversos países.
O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (18) durante visita do governador Romeu Zema (NOvo) ao Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), em Belo Horizonte. Durante o evento, ele destacou o apoio e incentivo realizados em programas de governo voltados aos esportes, como editais que preveem bolsas para atletas e técnicos de Minas.
"Nós esperamos receber, nesses 17 dias, cerca de 80 mil pessoas que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Minas Gerais. E, com certeza, parte desse público visitará Minas no futuro, fazendo com que a nossa atividade turística se movimente, gerando emprego e renda para o mineiro", comentou Romeu Zema.
Além do Minas Bar, outras experiências estarão à disposição do público visitante da área mineira na Casa Brasil.
O Pedale por Minas, por exemplo, vai oferecer estrutura com telões de LED e bicicleta para que turistas, atletas e autoridades vivenciem a 'liberdade que só Minas tem'. As imagens de paisagens e pontos turísticos vão garantir um passeio por variadas regiões mineiras e atrativos.
Já durante o período dos Jogos Paralímpicos, de 28 de agosto a 8 de setembro, outro destaque será o espaço Communale Saint-Ouen, também na Casa Brasil. A proposta é garantir uma experiência imersiva adaptada aos visitantes, mostrando Minas como o destino acolhedor e inclusivo que é.
As estruturas vão funcionar com reprodução de sons e cheiros típicos das paisagens mineiras, sem limitar sentidos e possibilidades de se conectar com a mineiridade.
Leia mais:
Minas utiliza Inteligência Artificial na correção de redações de estudantes da rede pública
Duração do sono pode afetar desempenho da função cognitiva em adultos, aponta pesquisa da UFMG