Imbróglio

Pagamento da passagem em dinheiro vai acabar ou não nos ônibus de BH? Entenda as novas regras

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
23/03/2023 às 12:40.
Atualizado em 23/03/2023 às 13:02
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

O imbróglio envolvendo o pagamento das passagens nos ônibus de Belo Horizonte ganhou novo capítulo. Após informar que o dinheiro em espécie não será mais aceito nos coletivos, a prefeitura voltou atrás, nesta quinta-feira (23), e admitiu que irá "eliminar" a modalidade gradativamente. A mudança começa a partir de julho. 

A lei que busca avanços tecnológicos para o meio de transporte foi sancionada em 18 de março pelo prefeito Fuad Noman (PSD). Conforme a legislação, os passageiros poderão pagar as tarifas pelos cartões de crédito ou débito, que tenham aproximação, além de PIX e QR Code. 

No entanto, na terça-feira (21), após reclamações de passageiros, a PBH divulgou nota "esclarecendo" que a norma não proíbe o pagamento em dinheiro. O uso do cartão BHBus vai seguir.

Um dia depois, a PBH voltou atrás e afirma agora que a expectativa é que a modalidade de pagamento em dinheiro seja "eliminada" gradativamente. Nos próximos 90 dias as concessionárias devem apresentar um projeto-piloto do novo sistema de bilhetagem eletrônica. Após a proposta, a PBH regulamentará a medida. Porém, ainda não há prazo. 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (Setra-BH) informou que o projeto está sendo preparado e será apresentado em breve. 

A partir de julho o usuário passa a ter novas modalidades de pagamento, todas elas por meio eletrônico. O Cartão BHBus será a principal. No entanto, passam a ser aceitos os pagamentos via PIX e cartões de crédito e débito, além da aproximação via código QR. A aquisição dos créditos deverá ser feita pela internet.

Atendimento presencial 

Para aqueles que preferem o atendimento presencial, o texto da lei garante que a Superintendência de Mobilidade (Sumob) será responsável por administrar pontos físicos de venda e consulta de créditos eletrônicos. Também será responsabilidade da Sumob coletar dados operacionais para aprimorar o sistema de transporte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por