
O Papa Leão XIV nomeou o monsenhor Evandro Campos Maria como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. O anúncio foi feito pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira (3) e acolhe um pedido do arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Dom Walmor expressou publicamente sua gratidão pela escolha, ressaltando que a nomeação é uma resposta aos desafios missionários da Arquidiocese e enalteceu o perfil do novo bispo auxiliar.
“Leão XIV, nosso amado Papa, sensível aos desafios missionários da amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nomeia monsenhor Evandro Campos Maria para o ministério de bispo auxiliar. Padre do nosso clero, conhecedor de nossas realidades, dedicado servidor do povo de Deus, monsenhor Evandro muito contribuirá para a Arquidiocese de Belo Horizonte na missão de proclamar a palavra de Deus”, declarou dom Walmor.
Trajetória de monsenhor Evandro
Nascido em 25 de abril de 1974, monsenhor Evandro é natural de Belo Horizonte e foi ordenado padre em 27 de abril de 2002.
Ele é reitor e formador do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) e do Convivium Emaús desde 2018. Além disso, atua como professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), lecionando em áreas como Teologia Fundamental, Teologia Sistemática e Mariologia. O novo bispo auxiliar possui mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
A Arquidiocese informará oportunamente a data da ordenação episcopal de monsenhor Evandro Campos Maria.