Um incêndio supostamente criminoso de grandes proporções atingiu a área de vegetação do Parque Estadual Serra Verde, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, no fim da tarde de domingo (24). Esta foi a terceira vez que a unidade de conservação pegou fogo em um intervalo de 15 dias. As chamas geraram uma fumaça alta, que chamou a atenção de moradores de diversas regiões da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou às 15h45 e foi controlado por volta de 19h. A linha de fogo era extensa e, em alguns pontos, as chamas estavam altas, o que dificultou o trabalho por terra. A aeronave do Comave foi acionada e fez a dispersão de água sobre os focos. O fogo não se alastrou para dentro do parque.
A Polícia Militar também foi acionada e fez o isolamento de áreas próximas à via pública, devido à proximidade do fogo.
Chamas recorrentes no Serra Verde
A área de vegetação do parque Serra Verde tem sofrido com chamas neste mês. Somente em agosto, o local já foi atingido por três incêndios.
O primeiro foi em 9 de agosto, em que 25 hectares de vegetação nativa foram queimados no Parque, segundo os bombeiros. Após cerca de 5 horas, os bombeiros conseguiram extinguir os focos e realizaram rescaldo para prevenir a reignição.
Mais recentemente, no dia 17 de agosto, o incêndio no local mobilizou 17 bombeiros e 16 brigadistas. As chamas consumiram uma área de 8,41 hectares. Segundo relatos de moradores, o fogo apresentava risco de atingir a rede elétrica e avançava em direção a residências próximas.
Como o local era de difícil acesso, cinco equipes do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres (BEMAD) e do 3º Batalhão de Bombeiros Militar combateram as chamas com apoio de uma aeronave.
Leia mais: