Decreto Federal

Parques Nacionais da Serra do Cipó, do Caparaó e da Canastra serão concedidos à iniciativa privada

Clara Mariz
@clara_mariz
08/02/2022 às 22:01.
Atualizado em 08/02/2022 às 22:11
 (minasgerais.com.br)

(minasgerais.com.br)

Os parques nacionais da Serra do Cipó, da Serra do Caparaó e da Serra da Canastra foram concedidos à iniciativa privada. O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nessa segunda-feira (7).

Conforme o texto, as áreas serão incluídas no Programa Nacional de Desestatização. Além destes, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, localizado no Rio de Janeiro, e a Floresta Nacional de Ipanema, em São Paulo, também poderão ser privatizados. 

As concessões para prestação dos serviços prevêem o custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão das unidades dos parques disponibilizados. As datas para dos editais ainda não foram divulgadas. 

Serra do Cipó
O Parque Nacional da Serra do Cipó possui diversas cavernas e grutas e cachoeiras, com um rico acervo de figuras entalhadas. O parque possui um circuito de lagoas, grandes cachoeiras e a famosa estátua do Juquinha, uma escultura em argila esculpida pela artista plástica Virgínia Ferreira há mais de 30 anos.

Caparaó 

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa entre Minas e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra, entre as regiões Oeste e Sul de Minas, é identificado como um dos mais importantes instrumentos de proteção do Cerrado, um dos ecossistemas brasileiros mais ameaçados.

Os atrativos mais visitados são a nascente do rio São Francisco e a cachoeira da Casca D'anta, a primeira cachoeira do Velho Chico, com 186 metros de queda livre.

  Leia também

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por