Crueldade

Pitbull que foi abandonado sem comida ou água é resgatado após denúncia de vizinhos em Betim

Clara Mariz
@clara_mariz
08/02/2022 às 20:54.
Atualizado em 08/02/2022 às 21:20
 (Divulgação / Adote um Pitbull)

(Divulgação / Adote um Pitbull)

Um pitbull adulto foi resgatado nessa segunda-feira (7) após ficar meses abandonado em uma casa no bairro Kennedy, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O cachorro foi levado por agentes da prefeitura da cidade, porém vizinhos do imóvel já tinham pedido socorro ao grupo “Adote um PitBull”. 

Chamado de Odin, o animal estava sem comida e água desde que o parente do dono da casa o abandonou no local. De acordo com Luis Felipe Bastos Garcia, um dos voluntários da Adote um PitBull, as pessoas que moram próximo à casa denunciaram o caso de abandono. Uma pessoa chegou a pular o muro do imóvel para colocar ração e água. “Os vizinhos chegaram a alimentá-lo, mas ele estava tão fraco que depois de um tempo não conseguia mais comer”, explicou o voluntário. 

Por não terem um local em que Odin pudesse ficar, o grupo fez um mutirão a partir de publicações em redes sociais para tentar alcançar o máximo de pessoas e conseguir resgatar o animal. Nessa segunda-feira, enquanto iam até a casa, eles foram informados que funcionários da Prefeitura de Betim estiveram no local e levaram o cachorro para um abrigo da cidade. 

Procurada, a Superintendência de Proteção Animal (SEPA) informou que recebeu a denúncia de abandono e, junto da Guarda Municipal, compareceu ao local e encontrou o cachorro. “A Guarda Municipal registrou um boletim de ocorrência contra o proprietário do imóvel onde o animal foi encontrado”, afirmou a administração municipal por meio de nota.

 (Divulgação / Adote um Pitbull)

(Divulgação / Adote um Pitbull)

Tratamento 

Após o resgate a Adote um PitBull levou o Odin até uma clínica veterinária da região para receber tratamento. Ele terá que ficar internado devido ao grave estado de desnutrição e desidratação. Conforme Luis Felipe, ao chegar no local o cachorro foi avaliado e nenhuma doença foi constatada ainda, porém ainda não foi possível realizar a coleta do sangue para fazer os exames. “Ele está pesando 12 kg, o peso de um bulldog francês - uma raça bem menor - um pitbull adulto varia entre 28 kg e 30 kg”, afirma. 

Um vídeo gravado pela veterinária que está cuidando de Odin mostra um cachorro muito mais alegre. Após o tratamento na clínica, ele será levado a um lar solidário, onde ficará até que alguém possa adotá-lo. 

Adoção 

O processo de adoção na Adote um Pitbull é rigoroso, justamente para evitar que os animais sejam devolvidos ou que sofram maus tratos. “Como a maioria dos nossos animais são pitbulls e foram resgatados de situações de crueldade, nós fazemos uma seleção cautelosa. Alguns por exemplo não convivem com outros cachorros ou com gatos”, explicou Luis Felipe. 

Para adotar a pessoa interessada deve entrar na página do grupo no Instagram, preencher o formulário e enviar um vídeo mostrando os espaços que serão frequentados pelo animal. Quem não puder adotar um bichinho também pode ajudar o grupo com doações. 

 (Divulgação / Adote um Pitbull)

(Divulgação / Adote um Pitbull)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por