
As partituras originais de quatro importantes hinos brasileiros chegam, nesta terça-feira (19), a Belo Horizonte, onde serão expostas ao público.
Pela primeira vez, os manuscritos deixam o edifício centenário da Biblioteca da Escola de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), na capital carioca. Eles serão transportados com escolta da Polícia Militar mineira até BH.
O público poderá conferir as partituras dos Hinos da Independência, Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República, além de composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil. Também serão exibidos outros documentos que integram o processo de construção destas partituras, de forma inédita.
Quando chegarem à capital mineira, as peças serão encaminhadas ao Arquivo Público do Estado e depois ao Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul da capital. A mostra “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil” será aberta ao público no dia 26 de abril.
Na Semana da Inconfidência, a chegada das partituras abre as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 07 de setembro de 2022. A organização é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.