
A Uber começa a testar, nesta segunda-feira (23), uma nova ferramenta de segurança. Nela, o passageiro que deseja pagar a corrida em dinheiro terá de tirar uma foto do rosto antes de solicitar o carro. De acordo com a empresa, o novo recurso estava entre os mais pedidos pelos motoristas parceiros.
A ferramenta, batizada de "U-Selfie", começa a ser usada de maneira experimental, e a solicitação ocorrerá apenas para alguns usuários que preferem pagar com dinheiro e não ofereceram dados de um meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
Segundo a Uber, a foto não será compartilhada com o motorista e nem passará por verificação biométrica. No entanto, ficará armazenada nos servidores da empresa, à disposição para consulta posterior das autoridades, caso necessário.
Para coibir a violência em corridas, a Uber afirma que já adotou a verificação do CPF na base de dados da Serasa e que solicita a alguns usuários que enviem foto do documento de identidade. Também vem sendo informado ao motorista o destino final – antes, o motorista só sabia previamente a região de desembarque.
No Rio de Janeiro (RJ), há ainda a integração com a Polícia pelo telefone 190. A plataforma possui um botão "Ligar para a Polícia", que pode ser utilizado tanto pelo motorista quanto pelo usuário.
Quando ativado, a localização e dados dos passageiros são passados para as autoridades, sem necessidade de comunicação verbal.
Agora, a Uber segue em conversas com outras unidades da federação para estender essa parceria. Contudo, não há previsão de quando o botão de segurança será implementado em outros estados.
Leia mais: