
Nove aves da fauna brasileira foram apreendidas em um criadouro de pássaros no município de Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (27).
Segundo a Polícia Federal, a apreensão foi feita em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante ações de combate à criadouros ilegais de passeriformes.
Fiscais e policiais federais encontraram um sofrê, 3 trinca-ferros, e 5 azulões. Os agentes filmaram as condições em que os pássaros viviam.
Os animais foram recolhidos pelo Ibama em razão de terem sido encontradas irregularidades nas anilhas. Os responsáveis foram autuados pelo órgão ambiental e responderão a inquérito policial na PF.
Segundo o Ibama, o proprietário foi multado em R$ 7 mil, pelas irrregularidades nas anilhas encontradas nos animais e posse de aves sem autorização. O criador foi notificado para comparecer à sede do Ibama, em BH, na próxima sexta-feira, para apresentar as aves que não encontradas para inspeção das anilhas.
Leia mais