Prevenção

PBH chama donos de pets para vacinação contra raiva; em 2021, pouco mais da metade recebeu a dose

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
03/05/2022 às 19:41.
Atualizado em 03/05/2022 às 19:55
 (Rodrigo Clemente/ Prefeitura BH/ Divulgação)

(Rodrigo Clemente/ Prefeitura BH/ Divulgação)

Mesmo com vacinas disponíveis, pouco mais da metade dos cães e gatos foram imunizados contra a raiva no ano passado em Belo Horizonte.

Segundo o censo da Prefeitura, de um total de 464 mil animais domiciliados, apenas 253 mil estão protegidos contra o vírus.

A PBH informa que o estoque está regularizado e que ampliou os pontos de vacinação este ano – confira os locais no fim da matéria.

A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a doença e manter os pets saudáveis. A enfermidade é fatal em quase 100% dos casos. Essa zoonose também pode afetar os humanos.

A conscientização dos donos dos animais de estimação é fundamental para impedir o avanço da doença. Em dezembro do ano passado, um gato testou positivo na região da Pampulha.

Outro dado preocupante é o aumento de casos positivos de raiva humana em Minas. A Secretária de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou a terceira morte na zona Rural de Bertópolis, no Vale do Jequitinhonha. Um caso suspeito está em investigação. As vítimas foram mordidas por morcegos contaminados.

O bloqueio vacinal é a estratégia adotada pela SES-MG para evitar a transmissão da doença em Bertópolis. A expectativa da Secretaria é de que o bloqueio vacinal seja concluído até o fim de maio.

Conforme a SES-MG, até a última quinta-feira (28), das 1.037 pessoas que vivem na comunidade, 982 já foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a raiva humana. Outras 802 já tomaram a segunda dose (precisa de intervalo de até sete dias).

Para a Secretaria, a situação exige atenção em relação aos animais domésticos por causa da possibilidade de contato direto com morcegos contaminados. Até 26 de abril, cerca de 100 animais, entre cães e gatos, já haviam sido imunizados na zona rural do município mineiro.

Locais para vacinar seu pet:

Centro de Controle de Zoonoses
Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo.
Horário de funcionamento: 8 às 16h

Barreiro
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro
Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 7h às 16h

Leste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste
Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada.
Horário de funcionamento: 7h às 16h

Noroeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste
Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara.
Horário de funcionamento: 7h às 16h

Oeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste
Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho.
Horário de funcionamento: 7

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por