A Prefeitura de Belo Horizonte vai alterar uma série de protocolos de funcionamento de escolas, comércio, shoppings e outras atividades econômicas em meio à pandemia da Covid-19. A informação deve ser oficializada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (6).
Já nesta quarta, passam a ser válidas as mudanças para comércio e serviços (veja abaixo). Para as escolas, a atualização dos protocolos começa a valer a partir de 18 de outubro, com autorização para ocupação de 100% das turmas presencialmente, desde que obedecido o distanciamento entre alunos de turmas distintas e demais regras.
De acordo com a PBH, as medidas são resultado da estabilidade nos indicadores epidemiológicos e assistenciais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de transmissão do vírus está atualmente em 1,03 em BH - o valor representa alerta amarelo na classificação do órgão.
A ocupação dos leitos para Covid-19 na UTI e nas enfermarias também foi ressltada pela prefeitura. Os índices estão atualmente em 42,4% e 33,3%, respectivamente, e são considerados nível verde de alerta na capital.
Regras
As novas regras gerais de flexibilização partem da padronização do aumento da capacidade de pessoas nos estabelecimentos, alterando a limitação que era de uma pessoa a cada 7m² para uma pessoa a cada 4m² - com o uso de máscara, esse distanciamento passa de 2m² para 1m².
Também será alterada a exigência do uso de face shield em diversas situações, que ainda serão explicadas. Quando o risco de contaminação for alto, o item será mantido; mas para demais casos, fica mantido apenas o uso da máscara.
Confira as principais alterações que começam a valer nesta quarta-feira (6):
Comércio, shoppings, galerias de loja e shoppings populares
- Junção de todas as regras para o comércio em um único protocolo, incluindo shoppings e galerias de lojas.
- Fim das regras que proibiam o contato físico de clientes com peças do estoque e apenas uma pessoa adulta por carrinho ou cesto de compras.
- Retirada da aferição de temperatura nesses estabelecimentos.
Cabeleireiros e clínicas de estética
- Junção e simplificação dos protocolos de cabeleireiros e clínicas de estética, com permissão de uso da sala de espera, desde que respeitadas as regras de distanciamento.
Academias, centros de condicionamento físico e clubes de lazer
- Retirada da aferição de temperatura em academias.
- Fim das restrições a práticas de atividades coletivas, mantendo apenas a obrigatoriedade de uso de máscaras.
- Retirada do parâmetro de número de pessoas por raia durante treinamento em piscinas, mantendo apenas a regra de distanciamento mínimo de 2m entre pessoas na piscina, já que estarão sem máscara.
Museus
Simplificação de regras, entre elas:
- Ocupação de uma pessoa a cada 4m², em vez dos atuais 5m².
- Distanciamento mínimo entre pessoas para 1m², em vez dos atuais 2m².
Principais alterações para escolas, a partir de 18 de outubro
- Será permitida a ocupação de 100% das turmas presencialmente. Cada turma passa a ser uma bolha, que deverá manter o distanciamento com os alunos das demais salas.
- Permissão de uso de ar condicionado, com padronização de regras.
- Permissão para uso da sala de professores, respeitando-se as regras de distanciamento de 1m entre as pessoas.
- Permissão para realização de eventos escolares, respeitando as regras estabelecidas em protocolos para eventos semelhantes.
- Fim das regras que proibiam as atividades desportivas de contato e a escovação de dentes.
- Liberação dos parquinhos, atualmente restrito às crianças de 3 a 8 anos, para as demais idades.
- Fim da obrigatoriedade de quarentena para os livros devolvidos à biblioteca.
- Fim da obrigatoriedade de horário fixo por turma para uso do banheiro.