Trabalho na folia

PBH muda esquema de cadastro de ambulantes para o Carnaval, mas fila continua nesta quarta

Órgão informou que vai distribuir 2 mil pulseiras de atendimento

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
17/01/2024 às 10:24.
Atualizado em 17/01/2024 às 11:02
Pessoas levaram até cadeiras de praia para driblar cansaço da espera (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Pessoas levaram até cadeiras de praia para driblar cansaço da espera (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Após um primeiro dia marcado por filas quilométricas e muita confusão, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mudou o esquema de atendimento para o cadastramento de ambulantes para o Carnaval da capital, nesta quarta-feira (17). O órgão informou que vai distribuir 2 mil pulseiras de atendimento. Entretanto, já há uma longa fila de espera na porta do Colégio Marconi, no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte.

Quem vai tentar a credencial nesta quarta-feira se esforçou para chegar mais cedo. Djenane Pereira, comerciante de 48 anos, chegou ao colégio às 5h para tentar garantir uma boa posição para atendimento. Entretanto, já se deparou com uma grande quantidade de pessoas. “Cheguei ainda na madrugada, mas já tinha fila. Não vim ontem porque vi na televisão que estava muito cheio", declarou.

Na fila, cada um tenta driblar o cansaço da espera de alguma forma. Há quem tenha se sentado no chão para aguardar. Alguns levaram até mesmo cadeiras de praia para esperar com mais conforto.

Apesar de limitar a quantidade de pessoas que serão atendidas nesta quarta, a PBH informou que não há limite para emissão de credenciais e todos os interessados serão atendidos. Quem não conseguir pegar uma das duas mil pulseiras vai poder voltar nos próximos dias do cadastramento, que vai até 26/01.

Horário de atendimento

O executivo municipal informou que o atendimento segue de 12h às 20h, e que exclusivamente na terça-feira (16), ampliou o horário de cadastramento para até às 22h, acolhendo uma demanda dos interessados que estiveram na fila, após negociação com os presentes.

Neste ano, além de simplificar o processo, criando uma etapa única onde o ambulante se inscreve e recebe a credencial no mesmo dia, a Belotur ampliou a capacidade de atendimento, que passou de 800, no ano passado, para 2 mil pessoas por dia em 2024.

Segundo a PBH, o tempo médio de atendimento, após acesso ao espaço de credenciamento, é de cerca de 15 minutos para todo o processo. O primeiro dia de inscrições historicamente é o mais disputado e a tendência é o atendimento ser normalizado nos dias seguintes.

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão

Leia mais:
BH terá quarta-feira com calor de 33ºC e redução do volume de chuvas
Metrô de BH terá quarto dia de horários reduzidos; concessionária explica caos após problema técnico

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por