A Prefeitura de Belo Horizonte informou nesta segunda-feira (25) que vai realizar auditorias nos hospitais da capital para verificar o cumprimento das normas estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Além disso, um canal de denúncias foi aberto na Ouvidoria do município para receber denúncias de irregularidades.
Até o momento, 36.207 belo-horizontinos receberam a primeira dose da CoronaVac – vacina produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech - segundo o boletim epidemiológico.
O público-alvo, nessa primeira etapa de imunização, é formado principalmente por profissionais ativos da saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia. Em BH, estes trabalhadores estão em 49 hospitais públicos, filantrópicos, privados, das nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "A orientação é que os trabalhadores das instituições afastados por pertencer ao grupo de risco não devem receber a vacina".
A PBH já distribuiu 61.368 mil doses referentes à primeira etapa de vacinação. Além dessas, outras 6.882 foram entregues diretamente pela Rede de Frio da Secretaria Estadual de Saúde para os hospitais Militar, Eduardo de Menezes e Júlia Kubitschek, contemplando as duas fases da vacinação.
A responsabilidade da aplicação do imunizante é de cada instituição. A previsão é que em até 21 dias os profissionais recebem a segunda dose .
A PBH também está disponibilizando o canal da Ouvidoria para receber denúncias de aplicação de vacinas em pessoas que não pertencem a este primeiro grupo prioritário.
Hospitais que receberam doses da Coronavac:
Associação Mário Penna
Biocor Instituto
Casa de Saúde Santa Maria
Centro Oftalmológico de Minas Gerais
Clínica Urológica
Complexo Hospitalar São Francisco
Hospital Alberto Cavalcanti
Hospital André Luiz
Hospital Belo Horizonte
Hospital Belvedere
Hospital da Baleia
Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé
Hospital da Polícia Militar
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Hospital Eduardo de Menezes
Hospital Evangélico de Belo Horizonte
Hospital Felício Rocho
Hospital Galba Veloso
Hospital Governador Israel Pinheiro (Ipsemg)
Hospital Infantil João Paulo II
Hospital Infantil Padre Anchieta
Hospital Infantil São Camilo Unimed
Hospital João XXIII
Hospital Júlia Kubitschek
Hospital Keralty
Hospital Lifecenter
Hospital Madre Teresa
Hospital Mater Dei – unidades Contorno e Santo Agostinho
Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro
Hospital Metropolitano Odilon Bherens
Hospital Paulo de Tarso Geriatria e Reabilitação
Hospital Renê Guimarães
Hospital Risoleta Tolentino Neves
Hospital São Lucas
Hospital Sara Kubistchek
Hospital Semper
Hospital Sofia Feldman
Hospital Unimed – Unidade Contorno
Hospital Universitário Ciências Médicas
Hospital Vera Cruz
Instituto de Otorrino de Minas Gerais
Instituto Orizonti Oncomed
Instituto Raul Soares
Maternidade e Hospital Octaviano Neves
Maternidade Odete Valadares
Maternidade Unimed – Unidade Grajaú
Neocenter Maternidade
Santa Casa de Belo Horizonte
Socor