
"Pequena heroína". Assim tem sido chamada a estudante Luana Soares Peixoto, de 10 anos, na comunidade de Fernandes, zona rural de São Gonçalo do Rio Abaixo, região Central de Minas. A criança salvou a vizinha, Alice Valentina Souza, de 3, que engasgou ao comer uma paçoca.
A história da jovem foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (23). A criança utilizou a manobra de Heimlich - procedimento de primeiros socorros usado para desobstruir as vias aéreas - para socorrer a menina.
“Percebi que ela ficou vermelhinha e sem respirar, minha mãe e a mãe da Alice, deram tapas nas costas e eu disse que estava errado. Daí, eu cheguei atrás dela, agachei e fiz a manobra que o sargento Fabricio me ensinou na escola, conseguindo desengasgar ela”, contou a criança.
Luana aprendeu o procedimento quando participou do projeto institucional "Bombeiro nas Escolas". As oficinas foram ministradas pelo sargento Fabrício Carneiro, que falou sobre a satisfação ao saber do ocorrido.
“Ver uma estudante tão jovem aplicar o que aprendeu de forma tão rápida e eficaz é motivo de orgulho. Isso mostra que o projeto está atingindo seu objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para ajudar o próximo”, destaca.
Militares do Corpo de Bombeiros visitaram a jovem heroína na segunda-feira (21). Somente em São Gonçalo do Rio Abaixo, cerca de 172 crianças participaram do projeto Bombeiro nas Escolas em 2025.
Leia mais: