O Comando de Aviação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) inicia, nesta segunda-feira (18), a quinta edição do curso de Formação de Piloto de Drone para 38 policiais que atuarão no Carnaval deste ano. Além deles, farão a qualificação de militares do Exército Brasileiro e servidores do Ibama.
Os drones serão usados para captar imagens de indivíduos suspeitos em locais públicos, para proteger os policiais em atividades de risco, para manter a paz e garantir a segurança dos mineiros. De acordo com a PM, o curso já capacitou 45 militares em todo o Estado. O objetivo é formar pilotos da PMMG para a condução segura e efetiva dos drones em missões de segurança pública e defesa civil.
O curso tem duração de cinco dias, com aulas de teoria de voo, meteorologia, conhecimentos técnicos, legislação, normas internas, segurança de voo e avaliação do risco operacional, além de aulas práticas de voo e estágio em operações reais.
Segundo a PM, todos os alunos já realizaram com sucesso um módulo de ensino à distância com duração de duas semanas. Dentre os militares, participam agentes de todos os batalhões da capital. Após formados, a expectativa é que atuem como pilotos remotos no Carnaval, utilizando os equipamentos para aumentar o campo de visão do policiamento e assim contribuir na proteção dos foliões e do patrimônio. Ao longo deste ano, o objetivo é capacitar outros 100 policiais militares para pilotar o novo tipo de aeronave.
Emprego de sucesso
Segundo a Polícia Militar, o emprego bem sucedido de drones em atividades comerciais e militares ao redor do mundo levou a corporação a estudar o potencial do uso desses equipamentos, na expectativa de que o uso da tecnologia possa trazer economia de recursos e aumento da efetividade das ações.
Após estudos de viabilidade de implantação e do uso experimental pelo Comando de Aviação da PM, realizados nos últimos dois anos, a instituição regulou a atividade por meio de instrução interna e agora inicia um movimento de implementação do drone em unidades do interior e da capital mineira para auxílio às atividades operacionais.
Um dos princípios adotados para que a inclusão do novo serviço seja realizada com segurança é a capacitação dos pilotos remotos, que são treinados por instrutores do Comando de Aviação da PMMG, unidade que há 30 anos opera aviões e helicópteros para servir e proteger o povo de Minas.
(Com Polícia Militar)