Pelo menos 110 cidades de Minas deram início à vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, ou seja, em pessoas abaixo dos 60 anos, sem comorbidades nem incluídas nos grupos prioritários. Os dados são do mais recente levantamento sobre os desafios no combate à pandemia, feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Os pesquisadores ouviram gestores de 544 prefeituras, entre segunda-feira (7) e este sábado (12). Desse total, 407 informaram que não aplicaram doses nos moradores sem doenças crônicas por idade. A CNM não divulga a lista das localidades.
Os dados também apontaram que, dentre os municípios que informaram terem iniciado a imunização, a maior parte (58,2%, corresponde a 64 prefeituras) vacinou adultos acima dos 55 anos. Em seguida, 18,2% (20 cidades) aplicaram a dose em pessoas de 50 a 55. Apenas 10 municípios (9,1%) em menores de 40 anos.
Como forma de tentar acelerar o processo de imunização por faixa etária, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou, na terça-feira (8), que 70% das vacinas de novas remessas serão utilizadas em pessoas abaixo de 60 anos e sem comorbidades. Conforme o gestor, Minas deve receber, até o fim deste mês, mais de 4 milhões de doses contra o coronavírus.