
O Posto de Monitoramento da Guarda Municipal na Praça do Papa, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, retomou as atividades nessa segunda-feira (4). A unidade havia sido removida e estava em manutenção desde novembro do ano passado.
O local, conhecido ponto turístico da capital mineira, recebe visitantes durante todo o dia e já foi palco de muitas ações criminosas, como assaltos e vandalismo. Frequentadores, alguns assíduos, consideram o retorno do trailer muito positivo.
A medida também agrada quem trabalha na praça, como o caso do vendedor ambulante de água de coco, Otacir da Paixão, de 71 anos.
“Me sinto muito mais tranquilo de saber que eles estão aqui”, disse. "Sempre que tem aglomerado de jovens, a guarda vai de moto lá conversar com eles, estão sempre atentos", diz.
Ocorrências na praça
Segundo informou o subinspetor Meira, durante audiência na Câmara Municipal na última quinta-feira (31), entre 2017 e 2022, 121 ocorrências foram registradas na Praça do Papa. Entre elas estão uso de drogas, averiguação de pessoas e veículos em atitude suspeita, acidente de trânsito sem e com vítima, furto e tráfico ilícito de entorpecentes. Com a presença do trailer da Guarda, a segurança preventiva no local deve ser reforçada, assegurando a presença 24 horas.
“Por isso acho importante a presença da guarda, porque inibe a presença de meliantes e degradantes. A praça precisa dessa segurança, assim como os moradores, os visitantes e os turistas”, avaliou a contabilista e frequentadora Daniela Brandão, de 46 anos.
Além do trailer, a Guarda Municipal conta também com uma unidade de monitoramento da ordem pública na Avenida José do Patrocínio, próxima à Praça do Papa. Essa base de apoio permanente conta com efetivo empenhado 24 horas.
Outros espaços
Em BH, são seis as Unidades de Segurança Preventiva (USPs) da Guarda Municipal. Quatro deles, conforme informou a PBH, estão instalados de forma permanente em locais de grande circulação de pessoas e que demandam atenção especial da prevenção contra ocorrência de crimes ou registros que configurem desrespeito à ordem pública. É o caso, além da praça do Papa, da praça Rui Barbosa (em frente à Estação Central), da área onde está situado o Mercado da Lagoinha e da praça da Igrejinha da Pampulha.
“As outras duas USPs ficam reservadas para o uso em dia de eventos especiais, como jogos de futebol, Carnaval, eventos culturais, entre outros. O número de guardas municipais mantido em cada uma delas é definido de acordo com a demanda específica do local e os dias e horários de maior fluxo de pessoas”, informou.
(*) Com informações de Valéria Marques