
Escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua poderão participar de oficinas, cursos, palestras, seminários, ensaios e gravações musicais e audiovisuais para estimular a volta do carnaval em Belo Horizonte.
Um edital com ações de fomento para o segmento deve ser publicado pela Belotur na próxima sexta-feira (13).
O prefeito Fuad Noman (PSD) divulgou a informação na tarde desta terça-feira (10), em publicação no Twitter.
“Excelente notícia para a cultura, o entretenimento e o turismo de Belo Horizonte! Autorizei a Belotur a publicar o edital com ações de fomento para a volta do Carnaval à cidade. É a volta da alegria!”, escreveu.
A folia em vias públicas foi cancelada pelo Executivo em 2021 e 2020 devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, a PBH não participou de nenhuma articulação para apoiar a festa popular. E foliões voltaram às ruas de forma espontânea, sem organização oficial de desfiles de blocos.
Os valores dos recursos que serão investidos pelo poder público não foram revelados e deverão ser divulgados no edital. A expectativa da prefeitura é de que as ações de fomento comecem ainda neste ano.
Em nota, a prefeitura afirmou que o “foco é apoiar a cadeia produtiva do Carnaval, que foi fortemente impactada pela pandemia”.
“Todas as etapas estão sendo discutidas e construídas em conjunto com os representantes das Escolas de Samba, dos Blocos Caricatos e dos Blocos de Rua. Os editais estão sendo trabalhados como prioridade para a Empresa Municipal, considerando as demandas e reais necessidades do setor”, escreveu.
Leia mais: