Grande BH

Primeira etapa do complexo de cinco 'piscinões' contra enchentes na Tereza Cristina é entregue

Conjunto de intervenções deve beneficiar cerca de 46 mil pessoas, mas só fica pronto no segundo semestre de 2024

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
05/10/2023 às 11:37.
Atualizado em 05/10/2023 às 13:30
 (Gil Leonardi / Imprensa MG)

(Gil Leonardi / Imprensa MG)

A primeira das cinco etapas do complexo de obras de drenagem contra enchentes na avenida Tereza Cristina, em Contagem, na divisa com a capital mineira, foi entregue nesta quinta-feira (5). A construção das bacias de contenção ao longo do córrego Ferrugem e Riacho das Pedras, afluentes do ribeirão Arrudas, tentará evitar inundações recorrentes na região.

O investimento gira em torno de R$ 400 milhões, com recursos da União, Estado e das prefeituras de BH e Contagem. Todas as estruturas, segundo o governo de Minas, devem beneficiar aproximadamente 250 mil pessoas. Porém, a conclusão de todas as obras deve ocorrer só no segundo semestre de 2024.

Dentre elas está o trecho B5, mostrado nesta semana pelo Hoje em Dia. O reservatório recebeu parte da enxurrada do Córrego Ferrugem após as chuvas do início de outubro. Nos dois primeiros dias do mês, choveu quase 30% do esperado para a região. No entanto, o "piscinão' passou no teste mesmo sem estar finalizado.

Já a bacia Rio Volga (B2), situada no Riacho das Pedras, visitada hoje por autoridades, tem capacidade volumétrica de aproximadamente 27 mil metros cúbicos. Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a capacidade de retenção de água da barragem é essencial para melhorar a vida da população. 

"Nós estamos falando aqui de 30 mil metros cúbicos de capacidade, o equivalente a 12 piscinas olímpicas, que serão retidos por esta bacia. É uma ação fundamental para essa região aqui que sofre tanto com as inundações frequentes", avaliou o secretário.

“Vamos reduzir em muito as chances de ter qualquer enchente no ribeirão Arrudas, na Tereza Cristina. A barragem de contenção já existe e já está operando. Essas obras devem ser concluídas em três ou quatro meses. Faltam apenas questões de paisagismo e uma pista de skate”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo). 

Convênio
Além das obras de contenção, parte dos recursos serão usados pelo Governo de Minas para indenizações de desapropriação de famílias que moram no entorno do córrego e a construção de 144 unidades habitacionais.

Detalhamento das bacias

Contagem
Bacia Rio Volga (B2): 27.000 metros cúbicos.
Vila PTO (Bacia B3): 102.960 metros cúbicos.
Vila Itaú (Bacia B4): 377.950 metros cúbicos.
Bacia 05A (Bacia Toshiba): 21.800 metros cúbicos.
 
Belo Horizonte
B5 Vila Sport Club (córrego Ferrugem): 274.245 metros cúbicos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por