Endividamento

Problemas com empréstimos consignados lideram reclamações no Procon da Assembleia de Minas

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.co.br
24/07/2022 às 07:00.
Atualizado em 24/07/2022 às 13:48

De cada dez casos de reclamações que chegam ao Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), quatro envolvem consumidores que não conseguem pagar empréstimo consignado ou foram vítimas de golpes. A informação é do coordenador do órgão de defesa do consumidor, Marcelo Barbosa.

“As pessoas chegam com cinco, seis empréstimos consignados e sem capacidade de honrar com seus compromissos porque não sobra dinheiro nem para comer ou pagar contas de água e luz", relatou o coordenador do Procon Assembleia.

A medida provisória aprovada pelo Senado aumentando de 40%  para 45% a margem de empréstimo consignado é analisada com preocupação por Marcelo Barbosa.

"A maioria das pessoas gasta mais do que ganha. Com a ampliação do percentual, com certeza, o endividamento será ainda maior. A medida é positiva para quem controla bem os gastos e não compromete mais do que ganha", avaliou.

Muitas pessoas que chegam ao Procon Assembleia já estão com o nome em órgãos de proteção ao crédito. "São consumidores que já estão com mais de 80% da renda comprometida com empréstimos. Fizeram o primeiro empréstimo, não conseguiram pagar e foram fazendo outros. É uma bola de neve que a pessoa não consegue sair", afirmou Marcelo.

O Código de Defesa do Consumidor determina que é responsabilidade das instituições bancárias e de crédito verificarem  a capacidade da pessoa de honrar com os pagamentos dos empréstimos antes de conceder o crédito. "Mas, na prática, esse direito não é sempre respeitado", afirmou o coordenador do procon Assembleia.

A dica de Marcelo Barbosa para evitar o endividamento é responder "não" a estas três perguntas antes contrair uma dívida ou fazer empréstimo:

  1. Você tem dinheiro do seu salário para comprar?
  2. Você precisa realmente do produto?
  3. A compra tem que ser agora ou pode esperar?

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por