Mais rápido

Processo para solicitar nova carteira de identidade é simplificado nas UAIs; veja o que muda

Cadastro para emissão do documento já é feito no momento do agendamento, agilizando o atendimento na unidade

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/11/2025 às 17:19.Atualizado em 12/11/2025 às 17:33.

O tempo de atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) foi reduzido. Agora, quem solicita o documento já preenche o cadastro no momento do agendamento pelo Portal MG ou pelo aplicativo MG App - antes era preciso registrar os dados presencialmente. 

Com o pré-cadastro durante o agendamento, a pessoa informa previamente dados pessoais que são integrados automaticamente ao Sistema de Identificação de Pessoas (SIP), como nome completo, CPF, raça/cor, nível de instrução, profissão, telefone, e-mail, endereço e CEP. Os dados eram inseridos manualmente pelos atendentes das UAIs.

Na hora do agendamento, também é possível anexar a certidão de nascimento ou de casamento, mas permanece obrigatória a apresentação do documento original no dia do atendimento, para conferência e validação.

A funcionalidade foi testada inicialmente na UAI Venda Nova, em Belo Horizonte, registrando redução de até 3 minutos no tempo médio de atendimento. O recurso foi expandido para todas as 59 UAIs de Minas.

* Com informações da Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por