
Professores da rede municipal de ensino retomaram, nesta segunda-feira (11), as atividades em Belo Horizonte após mais de 20 dias de braços cruzados. A categoria encerrou a greve na última sexta (8) durante assembleia, aceitando, com ressalvas, a proposta de reajuste apresentada pela prefeitura da capital mineira.
Durante o movimento, iniciado em março, os servidores tentaram, por mais de uma vez, uma negociação com a administração municipal. O aumento salarial aprovado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede), é de cerca de 11%.
“Apesar de repudiar a lógica da prefeitura de destruição da carreira, os trabalhadores da Educação, em respeito aos estudantes e à comunidade escolar, resolveram dar um passo atrás", informou a entidade na semana passada.
A presidente do Sind-Rede, Vanessa Portugal, explica que o aumento de 10,77% será dividido em duas parcelas. A primeira será paga em agosto e a segunda, em dezembro. O sindicato informou, ainda, que aguarda que a PBH envie a proposta apresentada aos trabalhadores para a Câmara Municipal.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação assegurou que, "considerando o encerramento da greve de professores, serão divulgados, nos próximos dias, os parâmetros para reposição integral dos dias parados e garantia da oferta dos 200 dias letivos previstos na legislação educacional".