COLEÇÃO FAVELA

Projeto da Uemg proporciona desfile de moda a moradores de aglomerados de BH

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/11/2022 às 07:20.

Representatividade. Para muitos, apenas uma palavra no dicionário. Mas para os menos favorecidos, é a possibilidade de se mostrarem e virarem exemplos para outras pessoas. Essa é a ideia de um projeto desenvolvido por alunos da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O projeto "Coleção Favela" surgiu de outro programa da extensão da faculdade chamado "Fotografia Além da Imagem". O objetivo é proporcionar aos moradores de comunidades a possibilidade de serem fotografados e vivenciarem o mundo da moda.

O desfile do "Coleção Favela" será realizado nesta sexta-feira (18), às 19h, na Agência de Desenvolvimento da Indústria Criativa de Minas Gerais - P7 Criativo, no Centro de BH. Segundo o idealizador do projeto, Marcel Warley, a ideia é "valorizar os talentos dos moradores de vilas, favelas e aglomerados, além da promoção e networking entre alunos com as empresas".

A necessidade de trazer um grupo diferente e mais diversificado, com pessoas pretas, de comunidade, do grupo LGBTQIA +, pessoas com vitiligo e não binárias foi um dos pontos incentivadores para o estudante de design criar o projeto. "Eu vi a necessidade de inserir essas pessoas em campanhas, para valorizar esse público, que costuma não ser colocado em evidência por puro preconceito".

Quem vai participar do desfile é a modelo Ana Marina, de 27 anos, que também é rainha de bateria. Para ela, estar no evento é a realização de um sonho. "Para mim foi uma oportunidade incrível. Eu atuo na área há muito tempo, mas por ser uma mulher preta e de comunidade, vinda de uma cidade do interior com pouco mais de três mil pessoas, nunca tive a oportunidade de participar de um evento dessa grandeza. Então está sendo a realização de um sonho, uma conquista".

(Ana Marina / Reprodução)

(Ana Marina / Reprodução)

Para Charles Bicalho, professor orientador do projeto de extensão da Uemg, é importante a universidade ter projetos voltados diretamente para as comunidades, "principalmente as mais periféricas que necessitem desses projetos que visem a melhoria de vida das pessoas".

A produção do desfile será composta por peças desenvolvidas e produzidas pelos alunos da universidade por meio do "upcycling", um processo no qual tecidos e produtos, antes considerados descartáveis e inúteis, são reaproveitados na confecção de peças exclusivas com a orientação de professores.

O projeto "Coleção Favela" é uma produção exclusiva dos estudantes de todos os cursos da Escola de Design (design de moda, de produto, de ambientes, gráfico e artes visuais), sob orientação do corpo docente.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por