De graça

Projeto da UFMG vai atender pacientes com doenças respiratórias presencialmente

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
14/06/2022 às 09:03.
Atualizado em 14/06/2022 às 09:04
 (Pixabay)

(Pixabay)

O Projeto Respirar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está de volta com atendimentos presenciais gratuitos para pacientes com doenças respiratórias crônicas com encaminhamento clínico. 

Criado em 2019, o projeto tem como foco a reabilitação de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Fibrose Cística, Fibrose pulmonar, Asma, Bronquiectasia e doenças restritivas.

Também recebem acompanhamento pacientes com dispneia e limitação funcional devido à disfunção respiratória. As atividades são adaptadas conforme a realidade e condição de cada paciente.

As sessões serão às terças e quintas, das 13 às 18 horas, na Escola de Educação física, Fisioterapia e Terapia ocupacional. Os interessados  devem preencher um formulário de inscrição com possibilidade de aguardar na fila de espera. Acesse aqui o link.

O tratamento tem duração de oito semanas, com duas sessões semanais de 1h30. Os pacientes vão receber treinamentos aeróbicos e técnicas para melhorar a ventilação pulmonar, remoção de secreção, higiene brônquica, reexpansão pulmonar e auxílio no automanejo da condição da saúde.

Os pacientes devem ir com um acompanhante durante os atendimentos e avaliação.

Os atendimentos remotos serão mantidos para interessados que não residem na cidade de Belo Horizonte. As consultas beneficiam também pacientes diagnosticados com Covid-19, para receber orientações sobre medidas de prevenção.

O projeto também oferece treinamentos aos profissionais vinculados às secretarias municipais de saúde para que estes possam oferecer a reabilitação pulmonar aos moradores de seus municípios.

Leia Mais


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por