O projeto de lei da prefeitura que prevê redução de R$ 0,20 no preço da passagem de ônibus em Belo Horizonte foi enviado à Câmara Municipal nesta quinta-feira (15). Anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em dezembro, a proposta agora será avaliada pelos vereadores da capital.
A discussão sobre a tarifa em BH se arrasta desde dezembro do ano passado, quando Kalil anunciou a medida. A redução seria possível com o subsídio do município para os custos das empresas com gratuidades previstas em lei.
No dia 7 de fevereiro, uma reunião no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) entre a prefeitura, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setra-BH) e representantes da câmara terminou sem avanços em relação ao preço das passagens.
Nesta segunda (14), prefeitura e Setra-BH cancelaram uma segunda reunião no TJMG. Na ocasião, o sindicato das empresas de ônibus chegou a pedir um prazo até 10 de abril para apresentação do projeto de lei, que agora já está sob escrutínio dos vereadores.
O documento chegou à Câmara Municipal às 17h desta terça e começará a ser apreciado a partir da quarta-feira (16). Se aprovado pelo legislativo, a tarifa principal dos ônibus da capital passará a ser R$ 4,30.
Em nota, o Setra-BH declarou que vê com absoluta importância o projeto enviado pela prefeitura. O sindicato voltou a reforçar a necessidade de rever o método de financiamento dos ônibus na capital para que a operação não seja custeada apenas pelo usuário direto.