
Mais de 450 mil pessoas participaram das 24 horas ininterruptas de programação gratuita da 10ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, ocorrida no último fim de semana. O número é 43% maior do que o registrado na última edição, segundo informou a prefeitura da capital. Ao todo, foram 391 atividades artísticas distribuídas em 26 espaços.
Conforme a PBH, mais de 1,5 mil artistas locais estiveram presentes no hipercentro, acompanhando shows, intervenções, performances e manifestações culturais. O investimento foi de R$ 5 milhões e, ainda segundo a administração municipal, impulsionou a economia local, com geração de mais de 100 mil empregos diretos e indiretos.
A produção do evento envolveu a contratação de mais de 100 fornecedores de serviços essenciais como som, iluminação, comunicação e logística, entre outros, demonstrando o grande volume de negócios gerados.
Pesquisa com o público
De acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, a avaliação geral da Virada Cultural 2025 foi de 8,8 em uma escala de 0 a 10.
A qualidade das apresentações foi avaliada em 9, a organização em 8,7 e a sensação de segurança em 8. Entre os entrevistados, 38% participaram pela primeira vez. O índice de recomendação (NPS) mostrou que 74,3% recomendariam o evento a amigos e familiares.
Quanto à origem, 58% do público era de Minas, 10% da Bahia, 7% do Rio de Janeiro, 7% de São Paulo e 18% de outros estados e países, incluindo visitantes da Alemanha. O público assistiu em média a 6,9 atrações por pessoa, com gasto médio individual de R$ 116,01 em alimentação, transporte e produtos.
*Com informações da PBH
Leia mais