Depois de 12 dias de racionamento de água que afetou cerca de 2 milhões de pessoas na região metropolitana, o abastecimento deve ser normalizado na noite deste domingo (20).
A promessa é da Companhia de Abastecimento de Água (Copasa) após a conclusão da adutora provisória, na última sexta-feira (19).
O restabelecimento pleno do sistema integrado metropolitano deverá acontecer até o próximo domingo, em função de manobras e recuperação de nível dos reservatórios”, prometeu o diretor de Operação da Copasa, Guilherme Frasson.
De acordo com a Copasa, diferentemente do setor elétrico, em que o serviço é normalizado de imediato, o sistema de distribuição de água demanda um tempo até que haja um equilíbrio de pressão nas redes, principalmente nas residências localizadas em áreas mais altas e distantes dos reservatórios.
O último rodízio começou às 22 horas de sábado (19) e tem previsão de terminar no mesmo horário deste domingo (20) em bairros de Beagá, Contagem e Ibirité.
O problema foi provocado pelo rompimento da adutora do sistema Serra Azul no dia 1º de março.
Moradores de bairros de 8 municípios foram afetados: Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Betim, Lagoa Santa e São José da Lapa.
Acompanhe o caso
Durante as chuvas, parte da estrutura no Rio Paraopeba ficou submersa e o lixo foi se acumulando no local, apesar de proibido, os moradores tinham acesso ao local como ponto de travessia. Há suspeitas de que eles teriam ateado fogo no lixo
Inicialmente o problema afetou moradores de Juatuba, Mateus Leme e de 34 bairros de Betim, todos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
De acordo com a Copasa, já está em fase de estudos a construção da nova estrutura que deve ficar pronta em cerca de 6 meses.
Mesmo com a normalização do abastecimento, a Copasa pede aos moradores da capital e de cidades da RMBH que utilizem a água de forma racional para evitar impacto no abastecimento.
Segundo a Copasa, as altas temperaturas registradas nos últimos dias aumentam o consumo.
Leia Mais