A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na última sexta-feira (30) como será o procedimento de prova de vida em 2023 para seus 20 mil aposentados e pensionistas.
O beneficiário deverá comparecer no mês do aniversário a qualquer agência do Banco Bradesco (conveniado da Prefeitura) para realizar o processo. Este ano será necessário fazer o recadastramento com apresentação dos documentos do favorecido nos guichês de atendimento presencial do banco.
A PBH sugeriu que os beneficiários realizem o procedimento entre os dias 11 e 25 de cada mês, período com menor fluxo de pessoas nas agências.
Caso o recadastramento não seja realizado até o último dia útil do mês de nascimento, o pagamento do benefício será suspenso até que a situação seja regularizada pelo beneficiário. Nesse caso, o salário cairá na conta no mês posterior ao da regularização.
Confira a documentação necessária:
Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):
- Documento oficial de identificação válido e com foto
- Cadastro de Pessoa Física – CPF
- Certidão de casamento, se houver
- Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses
- Pensionistas menores de 18 anos de idade devem comparecer acompanhados pelos responsáveis ou representante legal
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
- Documento oficial de identificação válido e com foto
- Cadastro de Pessoa Física – CPF
Casos excepcionais
Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:
- Caso você esteja impedido de se locomover por questões médicas
- Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial
- Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior
Para outras informações sobre o processo de recadastramento, acesse o portal da PBH.
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