Educação

Rede estadual de ensino recebe 1,7 milhão de alunos na volta às aulas

Da Redação*
portal@hojeemdia
Publicado em 06/02/2023 às 12:29.

O ano letivo da rede estadual de ensino de Minas começou nesta segunda-feira (6) nas 3.461 escolas, com o retorno de 1,7 milhão de estudantes às salas de aulas. As informações são da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

Uma novidade deste ano é a Escola Estadual Paula Rocha, em Sabará, na região Metropolitana, tombada pelo patrimônio histórico, que retoma as atividades após ser fechada desde 2012 para realização de obras estruturais.

Em 2013, os estudantes foram transferidos para a escola que fica em frente, a Professor Zoroastro Vianna Passos, onde ficaram até o ano letivo de 2022, informa a SEE-MG.

A Paula Rocha tem capacidade para atender cerca de 850 estudantes e, em 2023, passa a funcionar com sete turmas no turno da manhã; seis à tarde e duas turmas do Ensino Fundamental em Tempo Integral.

Construída em estilo neoclássico e com um pé direito de quase seis metros, a histórica escola conta com 13 salas de aula; diretoria; sala de professores com banheiro externo exclusivo; sala de xerox; sala de informática; depósito de materiais de limpeza; descarte de lixo; dois banheiros para funcionários; cozinha dentro das normas ABNT; refeitório; banheiros masculinos; banheiros femininos; dois banheiros para deficiente físico; biblioteca; quadra; elevador acessível; secretaria; almoxarifado; salão nobre e hall entrada.

Fundada em 1907, a Escola Estadual Paula Rocha recebeu inicialmente a denominação de Grupo Escolar de Sabará. Foi o terceiro grupo a ser criado em Minas Gerais, no governo de João Pinheiro. Em 1911, passou a se chamar Grupo Escolar Paula Rocha, homenagem ao comendador Séptimo de Paula Rocha, que foi professor em escolas do município, fiscal do Governo Federal, além de presidente da Câmara Municipal entre 1910 a 1913. 

Vagas remanescentes
De acordo com a SEE-MG, alunos ainda podem concorrer às vagas remanescentes da rede estadual de ensino. As inscrições vão até esta sexta-feira (10) e devem ser feitas pelo site Cadastro Escolar.

O sistema exibe quais as escolas que ainda possuem vagas dentro da região da residência do candidato. Ao fazer a opção por uma escola, o encaminhamento é imediato e o interessado terá dois dias úteis para confirmar a matrícula, de forma presencial na unidade de ensino, apresentando a documentação necessária, que pode ser conferida no site do cadastro. 

Calendário escolar
O ano letivo de 2023 tem, no mínimo, 200 dias de aulas, com término previsto para 20 de dezembro.

O recesso escolar de julho será de 17 a 31; e o recesso conhecido como “Semana do Professor”, vai de 9 a 13 de outubro. O calendário escolar também dispõe de datas comemorativas e ações pedagógicas no decorrer do ano. Todos os detalhes sobre o calendário escolar podem ser acessadas na internet.

(*) Com Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por