
O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), publicou nesta quinta-feira (26), em suas redes sociais, vídeo informando ter conseguido a verba de R$ 1 milhão para contratar médicos para o plantão pediátrico, mas que não encontra profissionais para preencher as vagas.
“O nosso problema não é dinheiro, o dinheiro já tá na conta. O nosso problema é que não encontra pediatra. O que eu vou fazer? Eu vou colocar um bombeiro, vou colocar um pedreiro lá? Não, tem que ser pediatra”, diz Andrade.
Segundo ele, o valor pago é de R$ 2.500 por plantão. O prefeito faz apelo e pede a população que não envolva política em uma situação tão triste.
“Você que está criticando: para de criticar, vai trabalhar e consiga médicos pra gente”, pede o gestor municipal.
Andrade conta também que em Barbacena, cidade localizada na região Central de Minas, a clínica e a UTI neonatal fecharam e, por este motivo, a demanda da cidade estaria indo para o município localizado no Campo das Vertentes. “Está carregando São João del-Rei, isso ninguém fala nada. E tudo cai em cima do prefeito”, indaga.
O administrador municipal deixa um pedido. “Quem tem algum primo, algum parente que seja pediatra, manda pra gente! Estou implorando! Se alguém souber de algum médico pediatra manda pra gente! Vamos ver se em dentro de 30 dias colocamos o plantão em São João del-Rei”, finaliza o prefeito.
Na última quarta-feira (25), moradores da cidade fizeram manifestação em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade pedindo plantão pediátrico.
Entenda o caso
Três crianças morreram - uma de 3 e duas de 10 anos - e duas seguem internadas, após terem febre e dor de garganta em São João del-Rei. As secretarias de saúde municipal e do Estado investigam se as mortes têm alguma relação com a bactéria Streptococcus pyogenes, mas, por ora, a SES-MG descarta um surto da doença.
Nesta quarta-feira (25), as aulas na rede municipal de ensino da cidade foram suspensas e quatro escolas foram desinfectadas. Além disso, mais de 300 médicos foram treinados.
* Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim