
A quinta-feira 8 de dezembro será feriado em Belo Horizonte. Será que todo mundo sabe porque? O que se comemora na data e por qual motivo não há celebrações em outras cidades? É dia de Nossa Senhora da Conceição. E engana-se quem pensa que a santa é a padroeira da capital que é Nossa Senhora da Boa Viagem - celebrada no próximo dia 12. Então, por que há recesso?
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, tudo começou com os primeiros moradores da cidade. No passado, o antigo Curral Del Rei era um distrito ligado à Sabará, na Grande BH, que tem como Igreja-Mãe a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A Festa da Padroeira de Sabará, era também muito vivida no arraial Curral Del Rei.
Por isso, quando BH foi constituída, a primeira cidade planejada do país, a tradição de festejar Nossa Senhora da Conceição foi para sempre mantida.
Celebração
Para os católicos que desejam celebrar a data, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres realizará missas às 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.
Às 9h, a procissão motorizada parte da Catedral Cristo Rei – Nossa Igreja-Mãe, seguindo até o Santuário. Após a celebração das 18h, acontece a procissão luminosa. A igreja fica na Rua Além Paraíba, 152 – bairro da Lagoinha, região Noroeste de Belo Horizonte.
* Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim