Semáforos são instalados para nova alteração de trânsito no entorno da estação São Gabriel, em BH
Entre as alterações está a liberação do tráfego no viaduto Paulo Mendes Campos
Funcinários da Prefeitura de Belo Horizonte fazem, na manhã desta segunda-feira (26), a instação de semáforos na avenida Cristiano Machado, na altura do estação São Gabriel, na região Nordeste da capital. A partir de hoje, a via terá uma nova alteração na circulação de veículos, liberação de acesso a um viaduto e desativação de pontos de ônibus.
De acordo com o executivo municipal, as medidas se devem a mais uma etapa das obras de requalificação da Praça das Águas, entre os bairros Vila Suzana e Primeiro de Maio. As intervenções visam evitar alagamentos na região ao acumular águas pluviais durante as fortes chuvas. Agentes da BHTrans estão atuando na região, orientando motoristas e usuários do transporte coletivo.
Confira as intervenções:
Trânsito
- Ajustes na circulação de veículos para acesso à estação São Gabriel, às avenidas Risoleta Neves (Via 240) e Cristiano Machado (Sentido Centro)
- Novos semáforos foram instalados na região para ampliar a segurança dos pedestres e organizar o fluxo dos veículos
- As travessias de pedestres foram reimplantadas, salientando a importância da atenção dos motoristas e motociclistas para o caminhamento de pedestres no trecho.
- O viaduto Paulo Mendes Campos será liberado ao trânsito e vai facilitar o acesso dos veículos na região da estação São Gabriel.
Transporte coletivo
O ponto de embarque e desembarque localizado em frente à Estação São Gabriel (Avenida Cristiano Machado, 6.721), no sentido Centro, será desativado temporariamente. Segundo a PBH, a medida foi tomada para aumentar a segurança de passageiros. Cartazes estão afixados.
- As linhas 1502, 1505, 1509, 1510, 3502, 3503A, 5506A, 9503 e S55 terão atendimento em um novo ponto na Avenida Cristiano Machado, oposto ao número 5.490, após o viaduto do Anel Rodoviário, no sentido Centro.
- As linhas MOVE 62, 66 e 6030 terão o ponto de embarque e desembarque na estação Minas Shopping. O passageiro vai acessar a estação São Gabriel, embarcar nas linhas 82 ou 83P e desembarcar na estação Minas Shopping. Ele vai seguir viagem na linha de preferência, sem acréscimo na passagem.
Obras vão durar até 1º semestre de 2026
Desde 15 de maio estão sendo executadas a terraplanagem e a pavimentação em vias do entorno da estrutura hidráulica (caixa de captação), localizada na Avenida Cristiano Machado, 7.035, Bairro Vila Suzana/Primeiro de Maio.
A implantação da Praça das Águas faz parte do conjunto de obras que visam otimizar o sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha. Trata-se da implantação de estrutura hidráulica (caixa de captação) na confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha, com capacidade de armazenar 27 milhões de litros d'água, três vezes mais que a caixa de captação da Avenida Vilarinho.
Segundo a PBH, o objetivo desta estrutura é captar e amortecer as águas vindas do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha e direcioná-las para o Ribeirão do Onça, de modo a reduzir alagamentos na Avenida Cristiano Machado, próximo à Estação São Gabriel.
Já apresentando funcionalidade neste último período chuvoso ao acumular águas pluviais durante eventos de fortes chuvas, a previsão de conclusão da Praça das Águas é para o 1º semestre de 2026. Os trabalhos são supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e o investimento é de cerca de R$ 68 milhões com recursos provenientes de financiamento junto à CEF e recursos próprios da Prefeitura.
* Com informações da PBH
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)