Várias ações foram feitas ao longo da semana, como emissão de documentos, debates, oficinas e apresentações culturais
(Marco Evangelista / Imprensa MG)
Com o tema "Nós, conectados – Construindo o amanhã desejado", a XIV Semana de Direitos Humanos de Minas Gerais encerra as atividades nesta sexta-feira (15), com homenagens a pessoas e entidades com atuação de destaque em prol da sociedade. A campanha celebra 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Desde segunda (11), o evento contou com uma série de atividades, virtuais e presenciais, promovidas em várias regiões do Estado. Dentre elas, ações para proteção dos direitos de crianças e adolescentes, emissão de documentos, debates, oficinas e apresentações culturais.
Dentre os homenageados está o professor Tio Flávio, que atua há de duas décadas no voluntariado. Colunista do Hoje em Dia, ele lançou recentemente o livro: “Todo mundo é filho de alguém: histórias quase invisíveis sobre empatia, solidariedade e humanidade”. Com casos reais, a obra aborda a transformação de duras realidades sociais por meio da solidariedade.
Uma novidade dessa edição é a arte Drag, com mostra de figurinos de estilistas mineiros LGBTQIAPN+ e shows. Diretora estadual de políticas de diversidade, Walkíria La Roche falou sobre a importância da promoção da diversidade. "Além disso, o objetivo é dar visibilidade às diversas formas de violência e como denunciar".
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), Elizabeth Jucá, também falou sobre a ação. Ela enfatiza que o evento fomenta a conscientização e também fortalece a compreensão pública sobre a necessidade de respeitar a diversidade, combater a discriminação e garantir oportunidades iguais para todos.
* Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais:
Grávida recebe ameaça de tiro na barriga em Minas; ex-companheiro é suspeito e acaba preso
PL que autoriza transporte de animais em ônibus de BH recebe parecer favorável na Câmara