Terra tremeu

Sete Lagoas registra três tremores de terra nesta terça-feira

Cidade da região Central já havia registrado um tremor no domingo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/01/2024 às 12:19.
 (Wikipedia/Reprodução)

(Wikipedia/Reprodução)

A cidade de Sete Lagoas, na região Central de Minas, registrou três tremores de terra em um período de menos de sete horas nesta terça-feira (16). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da UnB, o primeiro tremor, de magnitude 2.8 na escala Richter, ocorreu às 2h26 desta terça-feira (16).

Em seguida, às 4h41, ocorreu outro evento de 2.5. Já às 8h40, os órgãos registraram outro de 2.0. "É possível que tenha ocorrido outros tremores de magnitudes mais baixas”, informou.

Na noite de domingo (14), às 20h19, a cidade já tinha registrado um tremor de 2.3. No ano passado, um estudo do Observatório Sismológico da UnB na região mostrou que a atividade sísmica em Minas é uma das mais expressivas no Brasil em termos de quantidade de sismos.

Segundo a prefeitura da cidade, estudos preliminares apontam para uma acomodação do solo cárstico da região. A análise dos dados registrados pelas estações sismográficas indicam que os tremores detectados na região desde abril de 2022 são de origem natural.

"Todos os especialistas ouvidos pela Prefeitura têm descartado a hipótese de causa humana porque, para provocar um tremor como os sentidos até agora, seria necessária uma bomba de potência gigantesca. Mas todas as teses estão sendo consideradas", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Edmundo Diniz.

Desde o início dos recentes tremores, iniciados em 30 de abril de 2022, já foram registrados em Sete Lagoas 26 abalos, sendo 20 em 2022, dois em 2023 e quatro em 2024, até o momento. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por