Justiça

STJ nega pedido de habeas corpus do delegado que matou motorista de reboque em BH

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
24/08/2022 às 19:02.
Atualizado em 24/08/2022 às 19:06

O delegado Rafael de Souza Horácio, que confessou ter matado o motorista Anderson Cândido de Melo, em 26 de julho, em Belo Horizonte, durante um briga de trânsito, vai permanecer preso preventivamente. Nessa terça-feira (23), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou a decisão que negou o pedido de habeas corpus da defesa do delegado.

A decisão do STJ, que coube ao desembargador convocado do TRF-1, ministro Olindo Menezes, foi tomada depois que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na última sexta-feira (19), também havia negado o pedido de habeas corpus.

O ministro lembrou que o policial possui uma condenação pelo crime de disparo de arma de fogo em Alfenas, no Sul/Sudoeste de Minas, além de 16 registros por infrações penais e administrativas na Corregedoria-Geral da Polícia Civil.

Ainda segundo Olinto Menezes, o delito foi considerado grave, "pois foi efetuado um único disparo pelo delegado da PCMG, o qual atingiu o pescoço da vítima que se encontrava no interior de um caminhão", além de que o delegado "teria alterado a cena do crime".

De acordo com a decisão do STJ, a  manutenção da prisão do delegado também foi considerada importante para preservação da ordem pública, quando o agente ostenta maus antecedentes, reincidência, atos infracionais pretéritos, inquéritos ou mesmo ações penais em curso.

A prisão preventiva também foi  considerada importante para assegurar o andamento da instrução criminal, pois, "em liberdade, o denunciado poderá  impor nas testemunhas relevante temor, impedindo que elas tenham a devida isenção de ânimo para prestar esclarecimentos formalmente".

Rafael Horácio já foi  denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por homicídio qualificado, por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por