Veja como prevenir

Tempo seco e calor: bombeiros alertam para possível aumento de incêndios em Minas

Operação Alerta Verde e programa Minas Contra o Fogo estão entre as ações de prevenção

Camilla Kind*
@camillakind
22/09/2023 às 17:58.
Atualizado em 22/09/2023 às 18:22
 (CBMMG / Divulgação)

(CBMMG / Divulgação)

Alertas emitidos pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos  de Minas Gerais (Simge) indicam que os termômetros podem chegar a 39°C em algumas regiões do estado. A onda de calor que atinge boa parte do país, somado ao tempo seco e à baixa umidade, pode aumentar o risco de incêndios. 

O Corpo de Bombeiros preparou uma série de ações para a prevenção de ocorrências. Uma delas é a Operação Alerta Verde, criada há dois anos, com o objetivo de reduzir os focos de incêndio por meio da fiscalização em lotes vagos. Em 2023, 18.325 vistorias em todo o estado foram realizadas.

A fiscalização orienta os proprietários quanto à limpeza dos terrenos, reduzindo riscos potenciais para o período mais intenso da estiagem.

Há, também, o programa Minas Contra o Fogo, de treinamento de brigadas municipais, que também reduz a possibilidade de propagação dos pequenos focos, controlando os incêndios até a chegada do apoio do Estado.

Dicas para evitar incêndios

  • Ao realizar a limpeza de seu lote ou terreno, dê preferência sempre pela capina, nunca utilize o fogo para esse fim;
  • Não solte fogos de artifício próximo a áreas de vegetação;
  • Quando for acampar, confeccione o fogo em uma área limpa (longe da vegetação), e ao deixar a área de acampamento, tenha certeza de ter apagado o fogo, de preferência, com abundância de água e terra.

* Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por