cães e gatos

Termina nesta terça-feira mutirão de castração gratuita em Uberaba; ainda dá tempo de cadastrar pet

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/04/2022 às 14:53.
 (Semad/ Divulgação)
(Semad/ Divulgação)

Termina nesta terça-feira (26) o primeiro mutirão para castração gratuita de animais em Uberaba, no Triângulo. A ação faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Organização Não-Governamental (ONG) Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra).

Ao todo, o projeto, que acontece por meio de mutirões, visa garantir a castração de mais de 2 mil cães e gatos de moradores de baixa renda do município. Nesta primeira etapa, 1.250 cães e gatos deverão passar pelo procedimento, realizado no hospital veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube).

Um segundo mutirão será marcado em data ainda a ser definida. Tutores de baixa renda ou protetores independentes podem fazer o cadastro para castração em cães e gatos por meio deste link.

Atendimento

Os mutirões contam com recursos oriundos de emenda parlamentar. A ação, além de contemplar cães e gatos cujos tutores são de baixa renda, também atenderá a protetores independentes de animais, tendo em vista que muitos não têm como arcar com o procedimento em todos os animais resgatados.

“A procura está alta. Acho que as pessoas estão bem conscientes do controle populacional dos animais e sobre como faz bem para a saúde animal”, afirma Kelly Max Costa, advogada-voluntária da ONG Supra.

Kelly também lembra que a técnica de castração aplicada é minimamente invasiva. Os pontos feitos nos animais após a cirurgia, por exemplo, são internos. Após o procedimento, o cão ou gato já volta para casa medicado. Além disso, os tutores recebem um manual de bem-estar do animal.

Parceria

A ONG Supra também fez uma articulação entre a Universidade de Uberaba e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para que o hospital veterinário possa custear o tratamento em animais que possam ter alguma intercorrência em função do procedimento de esterilização, sobretudo no pós-operatório.

*Com Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por