Ensaio geral

Teste do som e da folia: público avalia o que precisa melhorar para o Carnaval de BH

Espectadores dos blocos deram dicas e avaliações do que pode ser mudado ou aperfeiçoado para fevereiro

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
14/01/2024 às 20:25.
Atualizado em 15/01/2024 às 14:44
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Foi dada a largada para a folia em Belo Horizonte com o Ensaio Geral do Carnaval 2024 neste fim de semana, na avenida dos Andradas, na região Leste da Capital. O evento marca o teste do novo sistema de sonorização que, pela primeira vez, ampliará o som dos blocos, alcançando um maior número de foliões. Ao todo foram 24 apresentações entre sábado (13) e este domingo (14). 

O folião que curtiu o 'esquenta' da folia aprovou a festa, mas apontou o que precisa melhorar para o Carnaval na metrópole, que segundo a Prefeitura de BH será entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. Uma das grandes novidades para este ano será a sonorização, com caixas de som ao longo de todo o percurso dos blocos nas avenidas Andradas e Amazonas.

No teste deste fim de semana, o aparelho e a qualidade do som foram bem avaliados. Mas tudo que é bom, pode melhorar. O folião Henrique Macedo, de 32 anos, explicou que a disposição das caixas deve ser revista. “O som está perfeito, as caixas são muito boas. A ideia é sensacional. Mas para o evento oficial acho válido avaliar a disposição delas. Como foram poucas, acabou que ficamos muito espremidos. Se tiver mais ou dividir melhor, a galera vai poder se dividir em todo o percurso", detalhou.

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Outro ponto que houve reclamação por parte dos foliões foram os banheiros, considerados insuficientes e sem manutenção. “A gente sabe que a população tem a parcela de culpa, mas a organização poderia ter mais atenção à limpeza dos banheiros. Completamente sujos. Podiam ter mais também, para não dar fila”, avaliou a vendedora Maria da Cruz, de 50 anos.

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

O Ensaio Geral do Carnaval é uma iniciativa é do Governo de Minas, por meio do patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O investimento é de R$ 4,5 milhões, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A expectativa era que o evento recebesse 50 mil pessoas nos dois dias, mas um balanço oficial não foi divulgado. 

A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com o governo do Estado e a PBH e aguarda retornos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por