Flexibilização

Teste negativo para Covid e cartão de vacina não serão mais cobrados em estádios e eventos

Clara Mariz
@clara_mariz
27/04/2022 às 16:49.
Atualizado em 27/04/2022 às 16:53
 (Luiz Costa/Hoje em Dia)

(Luiz Costa/Hoje em Dia)

A apresentação de cartão com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 ou teste negativo para a doença não será mais obrigatória em eventos fechados de Belo Horizonte, incluindo estádios e shows. A medida foi anunciada pela secretária de saúde da capital, Cláudia Navarro, nesta quarta-feira (26), durante entrevista concedida à imprensa para anúncio da desobrigação do uso de máscaras em locais fechados. A decisão começa a valer a partir desta quinta-feira (28).

Estádios e eventos com grande aglomeração de pessoas têm recebido atenção das autoridades quanto às medidas sanitárias desde o começo da pandemia, em março de 2020. Esses locais tiveram diversas restrições ao longo da pandemia. Recentemente, uma das flexibilizações foi a liberação da presença do público em 100% da capacidade do local.

As novas regras, que vem ser publicadas no Diário Oficial do Município nesta quarta à noite, contam ainda com mudanças em relação aos velórios em cemitérios públicos, que deixarão de ter limite de pessoas.

Para especialistas, essas flexibilizações precisam ser vistas com cautela, visto que a pandemia não acabou. Segundo o infectologista Carlos Satrling, ex-integrante do Comitê de Enfretamento à Covid de BH, a desobrigação do uso de máscaras, por exemplo, significa que “o estado não vai mais multar ou constranger as pessoas em função delas não estarem usando máscara. Mas as pessoas com consciência e percepção de risco devem continuar usando”, afirma.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por