Trânsito na Cristiano Machado piora com obras e exige paciência para quem segue a Confins
Construção de trincheira na região Norte pode adicionar até 30 minutos no tempo de viagem; motoristas já buscam rotas alternativas

O acesso ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, já registra impactos no tráfego devido ao início das obras de construção de uma trincheira na Avenida Cristiano Machado, na altura da Catedral Cristo Rei, região Norte de Belo Horizonte.
Quem utiliza a via diariamente, como o motorista de aplicativo Carlos Alves, relata que os passageiros estão sendo pegos de surpresa, exigindo paciência.
"Assim que entram já alerto sobre a obra, que está impactando na hora do trajeto, que se estiverem em cima da hora, podem ter até que reagendar o voo. Essa obra está muito complicada, em dias normais, sem obra, já era complicado. Agora está muito difícil passar por lá. Estou até evitando passar por lá, procurando rotas alternativas", disse Alves.
A intervenção, conduzida pela Prefeitura de BH (PBH), afeta um dos principais corredores de ligação entre o Centro, a Cidade Administrativa e o aeroporto. A orientação principal para os passageiros é programar os deslocamentos com antecedência, pois os trajetos podem registrar um acréscimo de até 30 minutos no tempo de viagem.
"Vi na mídia que a obra estava impactando no trânsito, e ao passar lá, percebi que no horário de pico é praticamente intransitável. Inclusive para quem passa sentido BH também. Agora, ao passar por lá, vou tentar desvios por dentros dos bairros, pois está bem complicado", disse a advogada Patrícia Alexandre.
Obras e fiscalização
A instalação dos tapumes que sinalizam o início das atividades ocorreu em 23 de setembro. Nesse período, a BHTRANS definiu rotas alternativas utilizando vias internas dos bairros adjacentes, para tentar preservar o acesso local. A BHTRANS também intensificará a fiscalização na região para coibir irregularidades no uso das vias.
Para os passageiros que utilizam o transporte público, a orientação da BH Aiport, concessionária que administra o aeroporto, é antecipar a saída. A expectativa é que grade horária das linhas que fazem a conexão deva passar por ajustes para se adequar às novas condições de tráfego, e esse público também pode enfrentar maior tempo de deslocamento.
Prazo da intervenção
A obra prevê a construção de uma trincheira com 730 metros de extensão. Segundo a PBH, o objetivo é fazer a separação física entre os fluxos locais e expressos, o que deve garantir maior fluidez e reduzir em cerca de 20 minutos o tempo de deslocamento entre o centro e a Cidade Administrativa após a conclusão.
A intervenção integra um conjunto de ações de mobilidade urbana na região Norte da capital. Além da trincheira, serão realizados ajustes geométricos e melhorias na infraestrutura urbana, como drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo. A execução será acompanhada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
O prazo previsto para conclusão das obras é de até 36 meses. Até lá, o planejamento prévio e a margem de tempo extra são essenciais para evitar atrasos.